As perguntas mais chatas | Ser vegetariano


Nunca ninguém se preocupou com o meu consumo diário de proteína mas agora tudo mudou...
No inicio do ano decidi iniciar a transição (definitiva) para o vegetarianismo e agora do nada o mundo esta preocupado com a minha saúde, alimentação e com a temível PROTEINA!! Como assim?!!

As perguntas são chatinhas, repetitivas e chegam a ser absurdas, atualmente existe tantas fontes de informação, ufas conhecem o "Google"? É ma-ra-vi-lho-so!!!
Acho que é fundamental inserir aulinhas de nutrição nas nossas escolas e apostar realmente na formação e não compactuar com as industrias quando o assunto é a educação!
Evito falar da minha alimentação, sinceramente não tenho grande paciência nem pretendo ser militante - eu sou bastante zen - mas este tipo de perguntas tornam-se aborrecidas pela repetição mas eu sou da paz por isso vou tentar ser mais tolerante e hoje vou responder que as questões que me fazem diariamente e mais que uma vez...

Mas... tu comes o que?
Erva!!? Eu como tudo o que tu comes, menos cadáveres bichinho morto! Continuo a comer todos os meus pratos favoritos apenas excluo alimentos de origem animal posso usar substitutos de carne ou então ser criativa com os vegetais.

Estufados de cogumelos com legumes
E a proteína?
A quantidade de proteína (diária) necessária depende de fatores como a idade e atividade física e posso dizer um pãozinho de manteiga de amendoim com doce (Peanut Butter Jelly time) já garante um terço dessa dose diária por isso é bastante simples para o comum mortal cumprir as doses recomendadas.

Onde encontras a proteína?
Debaixo da cama!!? Alimentos como o feijão, lentilhas, grão de bico, vagens, favas, brócolos, espinafres, quinoa, tofu, seitan, tempeh, soja e também a chia, aveia, amendoim, caju, nozes, amêndoas, pistácios são tudo alimentos com percentagens simpáticas de proteína.


Não sentes falta de um bifinho?
Nop nunca fui apreciadora de gordura, sangue, nervos.. eca nojo! Tive mais dificuldade de abandonar o queijo e os ovos mas felizmente há alternativas deliciosas.

Porque deixaste de comer carne?
Ambiente, ANIMAIS e saúde. A realidade é que ninguém gosta do sabor da carne crua...tu gostas é dos temperos... é isso que dá o sabor. É importante referir que comer carne é apenas um habito e não uma necessidade!


É natural ser Omnívoro, não é?
O porco é omnívoro e tem dentes para rasgar e comer carne crua, já o belo do ser humano nunca foi capaz de rasgar pele e musculo com os dentes e fica doente se comer carne crua pois acidez do estomago não é alta como a do porco ou outros animais omnívoros.

Tens que tomar suplementos como Vitamina B12?
Atualmente podes escolher se queres consumir alimentos fortificados com Vit. B12, tomar suplemento ou ambos mas independentemente da tua alimentação qualquer pessoa pode ter deficiência de vitamina. Os animais destinados para consumo são todos suplementados com b12 entre outras vitaminas pois os solos estão muito pobres e mesmo suas rações pessimas nutricionalmente.

Ah, mas ser vegetariano é muito caro!
Serio? Frutas, legumes e leguminosas secas ou lata são produtos extremamente baratos e só compras alimentos processados se quiseres! Alguém disso é muito mais barato ir a um mercadinho do que ir a um talho ou a uma peixaria.

Espero ter esclarecido todas as duvidas se tiveres alguma curiosidade podes deixar na caixa de comentários!
Abracinho,
Akira

Comentários

  1. Haters are going to hate.. estou quase a fazer 1 ano desde que tornei vegetariana, e ainda ouço estupidez! O melhor é mesmo ignorar gente parva.
    Tens a consciência tranquila? Então é isso que importa!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim eu estou tranquila ♥️ acho que com o tempo irei acabar por habituar ou então passo a vida a fazer palestras

      Eliminar
  2. Concordo totalmente. Ainda estou em processo de não comer carne, mas já não consumo muita...acho que só faz bem não comer animais.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver que ate a nivel de digestivo e humor te vais sentir muoto melhor quando terminares a transição

      Eliminar
  3. No fundo acho que as pessoas, na sua grande maioria, não vêem razões para te perguntar pela tua comida se tu comeres de tudo. Se tu és vegetariana, muitas pessoas até têm vontade de se tornar, mas gostam demasiado de carne e acham que não são capazes de se tornar vegetarianos. Se tu não souberes levar a cabo o teu raciocínio, então eles estão certos. É o que eu acho na maioria.
    Mas em muitos dos casos é só massacrar porque és diferente e a sociedade não gosta de sentir diferenças em nada. Por isso em última instância recomenda-te comer pedras.
    Por outro lado, também tens os vegetarianos agressivos que dizem logo que a comida tem filhos órfãos etc. Não é assim, a ouvir isto, que se explica o ser-se vegetariano. Este assunto é demasiado extenso para o explicar num só comentário... Mas cá em casa não podíamos ser mais o oposto neste assunto e somos felizes na mesma.
    _Telma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como disse eu não sou militante não estou aqui para provar que estou certa ou errada so quero ser feliz e viver de conscieconc tranquila :) antes de ser vegetariana não comia de tudo e nunca ninguém se mostrou interessad para me dar aulas de nutrição eheheh

      Eliminar
  4. Amen sistah! Post muito bom, muito bem escrito, informativo e com humor na medida certa! Felizmente o meu grupo de amigos e colegas não é muito chato com isto, até têm curiosidade e querem experimentar os meus pratos, acho que sou uma sortuda :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os amigos nem são o pior, pior são pessoas que mal falam comigo eheheh

      Eliminar
  5. Ohhhh, ainda no outro dia falei sobre isso aqui ( https://jusajublog.blogspot.pt/2018/05/uma-pessoa-ouve-cada-coisa.html ). Sou uma novata no assunto. Deixei de comer carne e peixe em Fevereiro deste ano. Mantenho os ovos, leite e seus derivados (está difícil largar) mas já me fartei de ouvir imensos comentários. Tal como disse na minha publicação lá no blogue, é só uma pessoa dizer que é vegetariana que vira tudo nutricionista.
    É cada entendido na matéria...
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior é essas pessoas nem sao nutricionistas, nao percebem patavina de nutrição e não mantém uma alimentação balanceada 🤷 o meu maior pecado ainda é a pastelaria portuguesa é complicado (para mim) ver tanta variedade de bolos e só posso comer pao 🤣

      Eliminar
  6. Acredito que seja xato sempre perguntas mas ha pessoas ke nao teem nocao das coisas...
    Eu como pouca carne, ando a evitar, keria deixar de vez...
    Gostei do post

    ResponderEliminar
  7. Eu sou vegetariana há quase 6 anos e ainda oiço com cada coisa!! Ainda por cima agora que estou em transição para vegan, até parece que vai fazer muita diferença largar queijo e ovos (as únicas coisas que como de origem animal)! Poxa, estou viva e bem de saúde, deixem-me! xD

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.