Bem hoje vamos falar de comida ou melhor alimentar-se bem quando se mora sozinho pode ser complicado, as vezes por preguiça ou porque é mais rápido, mas comer aquelas refeições prontas aquelas de 5 minutos no micro-ondas ou comer fora, eu sei que comer na faculdade pode ser barato, mas minha gente não a estomago que aguente.



Sei que cozinhar pode ser chato e frustrante e eu que o diga – Sou autentica LOSER na cozinha, não tenho paciência nenhuma para esperar o cozer/fritar etc.


 A dica básica é planejar a ementa e também as idas ao supermercado. Para os estreantes é melhor que vão as compras uma vez por semana e faça pequenas compras de produtos que constam na tua ementa, nada de exageros afinal és só uma pessoa, porque senão acabas por comer o mesmo durante uma semana.  




Algumas dicas:

1. Pequenas porções – Compra pequenas porções ou se preferires compra grandes porções e congela em porções menores. Ex: Carnes, pães, vegetais, fruta, tortas, molhos.


2. Massa - É pratico e não estraga. Basta cozinhar a quantidade que vais consumir. O resto fica na no armário para a próxima vez. O toque final faz um molho que pode variar consoante o gosto e também podes comprar pronto;


3. Ovos - Práticos e possibilitam diversas formas de preparo. Frito, cozido, omelete, mexido, benedict, tortilhas, etc… só não exageres na quantidade ingerida durante a semana.



4. Embalagens de Salada Pronta - São muito úteis. É só abrir o pacote, temperar e pronto a comer. O tempero pode ser pronto também!





5. Alimentos Congelados - Na seção de congelados existe muita variedade de alimentos prontos e em pacotes individuais. Só testando para saber o que é bom!

6. Sumo, leite, iogurte, gelado e tudo mais que pode ser vendido individualmente ou congelado dá um jeitão na hora da fome.


7. Arroz e feijão - Depois de cozinhar o feijão, congele em pequenas porções e retire apenas o que for consumir no dia. O arroz pode ser pré-refogado em alho e azeite e guardado por até três dias no frigorífico. Na hora de cozinhar é só ferver a água, colocar sal e despejá-lo no tacho.


8. Legumes - Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento, é bem simples: lavas bem os legumes e corta os talos. Mergulhe os vegetais em água a ferver por uns segundos e de seguida coloca-os em água gelada para evitar que cozinhem com o calor. Depois é só levar os legumes ao congelador em sacos plásticos, retira todo o ar da embalagem para não ficarem com textura áspera e sem sabor. Na hora de preparar os legumes congelados, basta cozinhá-los e depois servir.



9. Batatas - Tu podes congelar batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinha e amassa como se fosse purê. Embrulhe em pelicula aderente e leva ao congelador. Para batatas cruas, lava, descasca e corta em cubos. Mergulha em água bastante quente por 5 minutos e depois numa tigela com água e gelo. Escorra, embale em pelicula aderente e congela.


10. Cozinhe porções dobradas - Cozinha o dobro da porção que será utilizada assim é possível guardar a parte da porção que sobrou no congelador  para consumir em outra altura. Funciona bem com carne moída, frango refogado, carne refogada ou cozida, etc.