Comida solitária




Bem hoje vamos falar de comida ou melhor alimentar-se bem quando se mora sozinho pode ser complicado, as vezes por preguiça ou porque é mais rápido, mas comer aquelas refeições prontas aquelas de 5 minutos no micro-ondas ou comer fora, eu sei que comer na faculdade pode ser barato, mas minha gente não a estomago que aguente.



Sei que cozinhar pode ser chato e frustrante e eu que o diga – Sou autentica LOSER na cozinha, não tenho paciência nenhuma para esperar o cozer/fritar etc.


 A dica básica é planejar a ementa e também as idas ao supermercado. Para os estreantes é melhor que vão as compras uma vez por semana e faça pequenas compras de produtos que constam na tua ementa, nada de exageros afinal és só uma pessoa, porque senão acabas por comer o mesmo durante uma semana.  




Algumas dicas:

1. Pequenas porções – Compra pequenas porções ou se preferires compra grandes porções e congela em porções menores. Ex: Carnes, pães, vegetais, fruta, tortas, molhos.


2. Massa - É pratico e não estraga. Basta cozinhar a quantidade que vais consumir. O resto fica na no armário para a próxima vez. O toque final faz um molho que pode variar consoante o gosto e também podes comprar pronto;


3. Ovos - Práticos e possibilitam diversas formas de preparo. Frito, cozido, omelete, mexido, benedict, tortilhas, etc… só não exageres na quantidade ingerida durante a semana.



4. Embalagens de Salada Pronta - São muito úteis. É só abrir o pacote, temperar e pronto a comer. O tempero pode ser pronto também!





5. Alimentos Congelados - Na seção de congelados existe muita variedade de alimentos prontos e em pacotes individuais. Só testando para saber o que é bom!

6. Sumo, leite, iogurte, gelado e tudo mais que pode ser vendido individualmente ou congelado dá um jeitão na hora da fome.


7. Arroz e feijão - Depois de cozinhar o feijão, congele em pequenas porções e retire apenas o que for consumir no dia. O arroz pode ser pré-refogado em alho e azeite e guardado por até três dias no frigorífico. Na hora de cozinhar é só ferver a água, colocar sal e despejá-lo no tacho.


8. Legumes - Existe uma técnica especial para congelar legumes chamada branqueamento, é bem simples: lavas bem os legumes e corta os talos. Mergulhe os vegetais em água a ferver por uns segundos e de seguida coloca-os em água gelada para evitar que cozinhem com o calor. Depois é só levar os legumes ao congelador em sacos plásticos, retira todo o ar da embalagem para não ficarem com textura áspera e sem sabor. Na hora de preparar os legumes congelados, basta cozinhá-los e depois servir.



9. Batatas - Tu podes congelar batatas cozidas ou cruas. No primeiro caso, cozinha e amassa como se fosse purê. Embrulhe em pelicula aderente e leva ao congelador. Para batatas cruas, lava, descasca e corta em cubos. Mergulha em água bastante quente por 5 minutos e depois numa tigela com água e gelo. Escorra, embale em pelicula aderente e congela.


10. Cozinhe porções dobradas - Cozinha o dobro da porção que será utilizada assim é possível guardar a parte da porção que sobrou no congelador  para consumir em outra altura. Funciona bem com carne moída, frango refogado, carne refogada ou cozida, etc.

Comentários

  1. não sou nada fã de cozinhar só para mim, prefiro comer qualquer snack só para não ter trabalho :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ja somos duas, mas como vivo sozinha nao posso comer 'mal' todos os dias

      Eliminar
  2. Eu no primeiro ano de curso quando estava sozinha nunca tinha pachorra para cozinhar. Felizmente nos outros anos a mana teve comigo, sempre sentia "obrigação" de cozinhar mais vezes! :)

    ResponderEliminar
  3. Normalmente cá em casa, ninguém está por casa até por volta das 19h, por isso, temos sopa dentro de tacinhas no frigorífico para quem quiser comer ao jantar. Eu confesso, não me jogo muito para sopa, ataco logo os ceriais. No final de semana, é que esquecemos a sopa e cozinhamos outra coisa. Quanto a ida ao supermercado, só a realizamos uma vez por mês, e dá para o mês inteiro. :)

    ResponderEliminar
  4. São umas óptimas ideias, para quem vive sozinho e nem tem tempo para fazer a comida :D

    ResponderEliminar
  5. Além disso quando não se sabe também cozinhar há várias opções nos supermercados, e acho que congelar a comida é sempre bom e não há risco de estragar :)

    ResponderEliminar
  6. boas dicas :) são muito úteis para quem não tem muito tempo para uma refeição mas não quer comer porcarias :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. mas também dão algum trabalho a deixar tudo preparado e pronto para comer nos dias seguintes :X mas é tudo uma questão de organização ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.