5 erros comuns que as bloggers cometem | Blogging


Quando comecei a minha jornada como blogger não fazia a mínima ideia de nada, sinceramente... Apenas criei o blog com intuito de partilhar as minhas "cenas" mas existe tanta coisas que deveria saber e ate aos dias de hoje continuo apreender e é disso mesmo que vou falar alguns dos problemas ou erros que as/os novas bloggers e algumas veteranas cometem!


Não ter objetivos
Escrever e ter blog só porque é trend?! Serio?!
Estabelecer objetivos como tudo na vida é essencial, é o que nos motiva a quer mais e ser melhor, cria calendários editoriais sonha com o que gostaria de falar no blog durante todo o mês, numero que gostarias de alcançar nas redes sociais e cria estratégias para o conseguir alcançar e se não conseguires? Não desmotives pelo menos deste o melhor de ti e não andas por ai perdido.


Publicar raramente
O mais se vê nesta blogosfera são blogs "abandonados", 1 publicação por semana ou pior 1 ou 2 publicações por mês, compreendo que nem sempre há tempo mas isso desmotiva e faz com que os leitores percam o interesse a voltar ao blog... toda gente gosta de novidades por isso publica com mais regularidade e principalmente deves ser consistente se por exemplo só consegues criar 4 artigos por mês, publica 1 por semana (mesmo dia da semana e a mesma hora), isso acabas por manter os leitores curiosos e na expectativa do próximo artigo! ~ Divulga nas redes sociais "Nova publicação todas as 4ºfeiras".




Divulgar o teu blog em comentários
Sabem aquele comentário nos posts alheios "Adorei - segue, eu sigo de volta - link do blog" Não façam isso!!! É um falta de respeito enorme pelo conteúdo do colega blogger e certamente que a pessoa não vai retribuir e se retribuir é pior que tu porque não se valoriza e aceita essa falta de respeito! SPAM!
Obvio que podes deixar o link do teu blog como assinatura no comentário mas acrescenta algo "adorei" só? é tudo que tens para dizer és assim tão pouco criativo?! É aqui que tens que criar empatia com bloggers para que queiram retribuir e seguir naturalmente porque simpatizaram contigo ~ marketing pessoal gente!!!


Aceitar parcerias e afiliados
És contactada por uma marca e tens que aceitar tudo o que ela te propõem, só porque ela sabe quem és?! Não!!!
Sendo blogger iniciante ou veterana deves estudar sempre as propostas que te são feitas e se faz sentido e principalmente se ambos serão beneficiados com essa parceria, existem vários tipos de parcerias talvez aborde isso na próxima 4ªfeira, boa?!
Valoriza-te mas se o teu blog for pequeno e recente evita programas de afiliados pois só estarás a publicitar a marca/loja e iras ter pouco ou nenhum retorno.


O blog não é uma plataforma promocional
Quem começa o blog a pensar "ai vou ficar rica e ser uma Kardashian" e corre a "vender" o blog e redes sociais e por vezes com publicidade gratuita, irónico não é... focam-se demasiado em marcas, empresas, produtos e serviços e o blog deixa de ser credível ou ter qualquer utilidade... Deves mudar abordagem e oferecer informação que seja útil para a tua comunidade e ajudar os teus leitores a desenvolverem as suas competências isso é o que deve ser tua maior prioridade no blog e pontualmente podes introduzir conteúdo promocional, tenda ser mais criativa nessa abordagem.

Conta lá cometes algum destes erros?
Espero que vos tenha sido útil, beijinhos,
Akira

Comentários

  1. Gosto sempre de ler dicas de como melhorar o meu blog e a mim também, como blogger. Gostei muito do post, dicas bem úteis! :)

    Beijinho ♥

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tenho mesmo que alterar a regularidade dos meus posts, mas tento sempr ser o mais consistente possivel.
    Nem imaginas o que estes teus post me teem ajudado. Obrigada ;)
    Beijinhos
    AOZORA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre muito complicado gerir a vida pessoal e o blog por isso o melhor é agendar e naqueles dias que estás muito inspirada faz várias publicações e agenda durante o mês

      Eliminar
  3. Apesar de ja andar há dois anos na blogosfera ha sempre coisas que aprendo todos os dias não so para crescer como ser mais apelativo e interessante para os meus seguidores. Gostei bastante do post. Muifo útil. Obrigado :)

    Beijinhos
    Ricardo
    www.opinguimsemasas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Confesso ke acredito em tudo o ke foi mencionado... tem toda a razao kuando diz ke se postar uma ou duas vezes por mes, perde.se o interesse... realmente é verdade, o ke é uma pena pois acaba por se perder...
    Gosteiii das dikas kerida... post mto util... Parabens

    ResponderEliminar
  5. Adoro as dicas!! Eu já cometi e ainda cometo ali uma, ops😔
    Não sei se já falou nos melhores horários e estratégias de publicação e partilha de posts, adorava saber ;)
    Beijoo 😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já dei algumas sugestões de partilha das publicações e no Facebook :) mas ainda não mencionei os horários

      Eliminar
  6. Concordo com todos os pontos que referiste. Aquele que me enerva particilarme é isso do " segui, segues-me de volta?". Eu sigo blogs porque quero e não porque me sinto obrigada a. Já fiz uma vez um post sobre o assunto ( se quiseres ler, https://lifeofcherryblog.blogspot.pt/2016/04/segui-segues-me-de-volta.html?m=1)
    Gostei muito do post :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  7. Super direto e necessário o teu post! :)

    Admito que só foquei o primeiro ponto no último ano e meio - nota-se porque finalmente comecei a criar rubricas ;) - e o blogue já passou os 4 anos.
    Talvez porque no início o meu blogue fosse algo que praticamente não transportava para "a vida real"...

    Beijinho,

    ResponderEliminar
  8. Parece que não cumpro nenhum desses requisitos ;) estou no bom caminho então ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é fantástico Mary <3
      Quando poderes partilha o teu blog gostava de visitar

      Eliminar
  9. Opa...
    Cometer erros é talvez o de às vezes não publicar como queria!
    Às vezes nas épocas mais críticas na universidade não tenho cabeça para fazer posts... E sinto me muito mal por isso.
    E não, não sou de programar que posts vou fazer numa agenda nem faço os posts antes de tencionar postar.
    Sou do gênero, mentalmente faço um esquema do que será o próximo"episódio" e faço no dia e publico.

    Beijinhos bby

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é um erro escreveres e publicar tudo no mesmo dia ou nos dias seguintes e depois ficar semanas sem publicar, devias tentar dividir de forma "inteligente" pelo mês

      Eliminar
  10. Nós não partilhávamos com frequência, muito menos a horas certas, mas já estamos a tratar disso! :P

    ResponderEliminar
  11. Neste momento o meu grande crime é publicar pouco (tem sido +/- 1 vez por semana quase aleatoriamente e sei que está mal). Regra geral sou sabotada pelo trabalho, mas ando a preparar métodos de evitar isso. Tenho de me esforçar mais.
    Quanto às parcerias, ainda há pouco tempo fui contactada para duas, que recusei. Porquê? Porque fiz as contas ao que me pediam, ao que me iriam pagar (mesmo depois de negociações e etc) e não compensa. Por menos de um certo valor eu neste momento não escrevo. Sou freelancer, e se estou a escrever um post por €X não estou a trabalhar para um cliente que tenho a certeza que paga por um valor financeiro superior, ou, à falta de trabalho, não estou a comercializar os meus serviços como freelancer. É a velha questão de o tempo ser dinheiro.

    Divulgar o blog em comentários: já fiz, não tenho feito tanto, o máximo que faço neste momento é avisar a pessoa de que estou a seguir - no fim de um comentário significativo para o post.
    Ando farta de ver comentários iguais "great post" "lovely post" "great review" em vários blogs. Ou seja, se a pessoa leu ou não, não faço ideia; assumo logo que não leu. E o mesmo acontece quando retribuem comentários. Não é retribuir para encher a caixa. Já agora leiam nem que seja na diagonal e digam mais qualquer coisa do que os exemplos acima ou os exemplos que mencionaste.
    O "segui segues de volta", às vezes sigo de volta, e por norma faço por continuar a visitar esse blog (assim o tempo o permita), mas seleciono o que sigo. E esse esquema do segues de volta coloquei à experiência durante alguns dias. Sim, fiz isso mesmo.

    A conclusão a que chego é que obtive tantos (ou talvez um pouco menos) seguidores como os que obtive por dizer simplesmente que estava a seguir o blog para a pessoa saber (sem pedir para seguir de volta)

    Este comentário ficou demasiado grande :)

    ResponderEliminar
  12. eu sinto-me incapaz de ter blogue exactamente por muitas das coisas que disseste.. sinto que o que tenho a dizer posso dizer na pagina.. e só fiz página porque passei a fazer muitos passatempos no perfil e achei que ficava confuso.. assim a página é para as minhas maluqueiras e o perfil para passatempos ou afins.. mas acho piada teres falado no uso do link do blog na assinatura e neste post vemos uns quantos assim hehe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.