Semana 6 - livro favorito - "O Perfume" de Patrick Süskind

Confesso que antes de ler este livro o meu livro favorito era a "A lua de Joana" de Maria Teresa Maia Gonzalez 

Mas hoje vamos falar do absolutamente genial "O Perfume" é daquele género de livro que lemos e nem damos conta páginas que já folheámos... foi a minha mãe que me leu pela 1ª vez, todas as noites na sala antes de ir dormir, era o nosso pequeno ritual, mas entretanto já o li milhentas vezes.
Pode parecer estranho mas eu identifico-me bastante com a personagem (o assassinio) ele tal como qualquer artista esta sempre em busca do belo, do perfeito - a minha mãe diz que é um livro horrivel e nojento (entre outros adjectivos depreciativos) mas eu considero lindo e super romantico, mas não se iludam não é romance de namorados abraços e beijinhos.
Adoro a maneira como o autor cria 'fotográficas' da cidade através das descrições dos cheiros é completamente delicioso criamos todo o cenário na nossa cabeça e levamos a reavaliar os nossos próprios sentidos.

uma das minhas cenas favoritas do filme - a 1ª morte
Tambem vi o filme e felizmente o foi muito bem executado, apesar de achar que o actor era demasiado bonito comparando com o Grenouille que vivia na minha cabeça.
Sinopse 
"O Perfume" é um romance de Patrick Süskind, e foi publicado pelo primeira vez em 1985, sendo o título original (em alemão) Das Parfum, die Geschichte eines Mörders.
"Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele – nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua – uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. O Perfume, publicado em 1985, de um autor então quase desconhecido, foi considerado um dos mais importantes romances da década e nunca mais deixou de ser reeditado desde então, totalizando os 4 milhões de exemplares vendidos, só na Alemanha, e 15 milhões em países estrangeiros. Foi traduzido em 42 línguas. Este fenómeno transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre. Em 2006, O Perfume passa a ser uma longa-metragem inspirada no romance de Patrick Süskind."
Espero que tenham gostado, já leram o livro? Qual o teu livro favorito?