Medo do silencio? | Mindful

entrelinhasliterarias

Tens medo do silencio? 


A maior parte das pessoas que conheço não suportam o silencio, as pausas e a ausência de pessoas ficam inquietas e impacientes sentem logo a necessidade de cantarolar, falar ou ligar a tv... Por vezes sinto que esse silencio lhes incomoda e oprime.


O silencio é positivo e necessário, o silencio tem ritmo que é tão importante quanto o som, tal como a musica tem sua pausa nos tambem precisamos dessas pausas.

Na correria do dia-a-dia, já ninguém se conhece há muita falta de autoconhecimento, tranquilizar abrir perspetivas e desejos, equilibrar a nível emocional e afetivo, valorizar a solidão! - não é bicho papão
O silencio pode parecer um vazio terrível mas esse vazio só é preenchido tendo consciência de si mesmo, não tenhas medo de mergulhar dentro de ti mesmo só assim dás oportunidade de te conheceres e assim estares preparado para o mundo!


Como aceitar o silencio por uns minutinhos preciosos?!

Mindfulness, é chama meditação para quem não gosta de meditar, pois pode ser feito em qualquer lugar em apenas alguns minutinhos têm como objetivo concentrar a mente no momento, sem focar a atenção no passado ou em preocupações do futuro, ajuda assim a manter a concentração, reduz o stress e  ajuda também no tratamento da depressão, ansiedade e algumas dependências.

Para iniciar apenas tens que reservar 5 a 30 minutos do teu dia, inicialmente talvez seja melhor começar por um local tranquilo e confortável mas dependendo do teu poder de abstração podes aproveitar as viagens de transportes públicos ou uber, hora do almoço, ao acordar ou antes de ir dormir pois já são pausas que fazemos habitualmente.
Podes ficar com os olhos abertos ou fechados.

1- Encontra uma posição confortável, caso sejas muito ansiosa/o estipula um tempo no despertador coloca uma musica baixinha ou a vibrar para não assustar, agora respira;

2- Traz a tua a atenção para a respiração, sem alterar o seu ritmo.
(sente ar a entrar ou então segue o movimento do abdómen)

3 - Não penses em mais nada a não ser na respiração e as sensações causada, vive apenas aquele momento - o presente.

4 - Caso surja algum sentimento ou preocupação, não foques nisso lembra-te da respiração também ajuda imenso entoar o mantra "ohm" e concentra-te nessa vibração.

5 - Ao finalizar, foca-te nas sensações e no bem estar de ter a mente vazia e termina calmamente com um sorriso no rosto.

Gillhickman
E tu tens medo do silencio?
Respira fundo e liberta o stress!
Akira

Comentários

  1. Confesso que já tentei fazer isto, mas eu não sei para quieta dois segundos e não pensar em nada é complicado!

    Beijinhos,
    Maggy

    www.atemarteevoltar.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Costumo praticar, estar em silÊncio e centrar-me na respiração. ajuda muito a acalmar, e a ser uma pessoa mais tranquila.
    descobri agora o blog e gostei muito, segui.

    Participa no passatempo do meu blog te habilitares a ganhar um organizador semanal(:
    http://arrblogs.blogspot.pt/2018/01/giveaway-organizador-semanal-miyas-tales.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e bem vinda :) é tão bom meditar

      Eliminar
  3. Eu sou o oposto da maioria, então. Adoro o silêncio! Excepto em dias piores em que quero abstrai-me dos meus pensamentos. Beijinhos xx

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar
  4. Eu adorei este teu post! Eu gosto do silêncio mas é mais quando estou a fazer lides de casa que gosto de ter a tv ligada ou música, acho que somos todos assim ou pelo menos a maioria :)
    Ando bastante interessada em fazer meditação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu faço praticamente tudo em silencio a minha cabecinha tem musica própria ehehehe raramente me lembro de ligar a tv

      Eliminar
  5. Confesso ke adoro o silencio, nao gosto de barulhos confusoes, faz.me mal á cabeca...por vezes sinto falta sim de silencio...
    Gosteiii do post kerida

    ResponderEliminar
  6. Pois eu adoro o silêncio, cada vez mais. Sou capaz de passar horas em silêncio cá em casa e sem stress absolutamente nenhum. faz tão bem!

    ResponderEliminar
  7. Para mim depende muito da situação! Há momentos que prefiro que não haja silêncio, mas depois existem outros em que eu só quero silêncio. Nem música quero ouvir e acredita não vivo sem ela! Depende muito do meu mood! Penso que não tenha medo do silêncio, só tiver estado antes a ver algo muito assustador, mas aí terei medo de tudo haha Não conhecia esse tipo de meditação, deve ajudar imenso! Obrigada pela partilha!

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. filmes de terror são terríveis ehehehe no total silencio já se ouve coisas ehheh

      Eliminar
  8. This is an amazing post! I love it:)

    irinathayer.com

    ResponderEliminar
  9. Gostei tanto do post. Devo admitir que também tenho um pouco esse desconforto no silêncio, mas tento manter-me no presente. Muito obrigada pelas dicas porque ajudam bastante, porque assim ao menos sabemos o que fazer!
    Gostei imenso do teu blog e segui :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.