Me Luna o meu copo menstrual

Sempre tive muita curiosidade em experimentar um coletor menstrual, contactei a Me Luna e rapidamente me providenciaram o envio para que experimenta-se

Aviso às nojentinhas de plantão que algumas das minhas descrições podem ser um pouco graficas!!!

O copo menstrual é uma alternativa simples, prática, higiénica e económica aos absorventes para quem acha que é caro esta enganado pois é um investimento e este copo pode durar até 8 anos sem gastar mais um cêntimo com estes problemas mensais.

Trata-se de uma taça feita em TPE (material utilizado nas tetinas dos biberões dos bebés) e que colecta o sangue menstrual, é inserido no canal vaginal, tal como um tampão.
Uma vez dentro do corpo, retoma a sua forma original ajustando-se perfeitamente ao canal vaginal formando um vácuo que impede qualquer vazamento.
Para o remover, basta puxar a pega devagar ou apertar a base para quebrar o vácuo. Assim, o copo é retirado com toda a facilidade podendo ser esvaziado na sanita, lavado e novamente inserido.
 

2º aviso para as nojentinhas: o copo menstrual pode ser usado por até 12h, evitando o incómodo de mudar de absorventes várias vezes ao dia. Logo dificilmente terão de esvaziar quando do forem ao wc shopping, certo?!!

Não possui aditivos químicos (lixívia), ao contrário do que acontece com os absorventes e que podem causar alergias e irritação. Como o sangue se mantém em vácuo, não oxida, e não se verifica a proliferação de bactérias e fungos, evitando a síndrome do choque tóxico e outras infeções, diretamente associados ao uso dos absorventes tradicionais.
Produto rigorosamente testado, mas não em animais!

Agora vou falar um pouco da minha experiencia do coletor, ao escolher o tamanho do copo tive em atenção vários fatores a minha estatura, nunca tive filhos, condição física e idade, escolhi o M e por falta e conhecimento da minha parte não escolhi a pega, mas tudo depende das tuas características físicas, vê mais aqui.

A primeira colocação:
Eu como usuária de tampões, confesso tive um pouco de dificuldade em colocar o copo pela primeira vez, experimentei as varias formas ate que li nas instruções que podia utilizar um pouco de lubrificante para facilitar e assim o fiz, assim que entrou não senti nada, como se não tivesse mesmo nada.



A primeira vez que retirei:
Não fiquei durante 12h horas até porque estava com receio pois não tenho grande noção do fluxo em ml, então passadas 6 horas, comecei a tentativa para retirar... e aí sim foi o terror já estava a desistir e a pensar "será que posso viver com isto para sempre dentro de mim?" ou "vou ter que ir ao hospital" basicamente já me estava a dar a louca mas isso é normalíssimo desta altura do mês ahahah

O meu mal foi não ter escolhido a pega e foi-me enviado a "bola", pelo que li é o mais utilizado "standard" e tive realmente dificuldade em puxar pois nem conseguia agarrar ou conseguir tirar o vácuo, novamente nojentinhas de plantão tive que relaxar e ir as profundezas e só assim consegui retirar, passadas 6 horas copo nem a metade estava e foi super simples de lavar e desta vez não tive dificuldade nenhuma em voltar a colocar mas continuo a ter dificuldades a retirar até hoje. (19 de Fevereiro de 2016)

Aguenta realmente 12 horas e devido ao vácuo evita dessa forma fugas.
Por não ser absorvente, mantém a humidade e a proteção natural da vagina e não alterando o seu PH natural.

A minha mana também tem um copo menstrual Me Luna e teve a mesma dificuldade para retirar e chegamos a conclusão que talvez com a pega "anel" ajude mais na remoção e é a preferida das iniciantes (eu) sabe mais sobre as pegas aqui

Em suma, adorei todas as qualidades do copo menstrual pois é muito confortável e esqueço-me que o tenho e não há os inconvenientes de trocar de tampões e pensos durante muitas horas o pior mesmo é a dificuldade a retirar, tenho que experimentar um novo copo com a pega em anel.

Quem já experimentou o copo menstrual?
Qualquer duvida deixa na caixa dos comentários :)

beijinhos, Akira

Comentários

  1. Nunca experimentei nem tinha ouvido falar em tal coisa eheh
    A verdade é que uso pensos porque sou alérgica aos tampões e para mim é um horror ter que andar sempre a trocar de penso e agora fiquei curiosa sobre isto. :P
    Talvez experimente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tambem uso pensos porque sou alergica a tampooes... Gabo-te a coragem, querida Akira, fiquei tentada a usar, sera que consigo?... mas admiro quem consegue :) E um passo a frente na higiene feminina :)

    Beijinhoss

    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa :) o pior é que eu sou péssima a por tampões... Só consigo por com aplicador por isso secalhar esses copos também não consigo.

    ResponderEliminar
  4. "nojentinhas de plantão" já me ri...
    Já pensei em arranjar sim, mas o meu medo de entrar em pânico de não chegar às profundezas e ponderar ir o hospital com o meu cálice de sangue, ainda me está a impedir xD
    Mas confesso que me parece muito melhor ideia que os tampões!!! Continuo a pensar nisso...

    ResponderEliminar
  5. O facto de fazeres um post destes com sentido de humor é óptimo!! Eu fiquei curiosa porém não devo conseguir usar, tenho dificuldades em tirar um tampão quanto mais? Eh eh
    Beijinhos Blogue Serviços Secretos Femininos

    ResponderEliminar
  6. Eu uso e acho fantástico. Uma invenção maravilhosa. A realidade é que os três primeiros ciclos de uso são um terror. Vivemos um verdadeiro pesadelo com a historia de por e tirar o coletor. São os nervos, o medo, a falta de jeito, mas a verdade é que compensa passar por isso pois mal apanhamos o jeito passamos do inferno ao céu em menos de nada. É muito prático, confortável e ajudanos a esquecer que estamos nesses dias pois acabaram as preocupacoes de mudar tampões a toda a hora, em wcs publicos e afins. No duche de manhã e a noite trato do assunto e ando dia e noite limpa confortável e cheirosa! ;) recomendo vivamente

    ResponderEliminar
  7. Eu uso e acho fantástico. Uma invenção maravilhosa. A realidade é que os três primeiros ciclos de uso são um terror. Vivemos um verdadeiro pesadelo com a historia de por e tirar o coletor. São os nervos, o medo, a falta de jeito, mas a verdade é que compensa passar por isso pois mal apanhamos o jeito passamos do inferno ao céu em menos de nada. É muito prático, confortável e ajudanos a esquecer que estamos nesses dias pois acabaram as preocupacoes de mudar tampões a toda a hora, em wcs publicos e afins. No duche de manhã e a noite trato do assunto e ando dia e noite limpa confortável e cheirosa! ;)

    ResponderEliminar
  8. Odeio odeio odeio pensos. O tampão é muito mais prático e temos uma relação de amizade duradoura, já há anos. Mas tenho curiosidade quanto ao copo e a forma positiva como o descreves, parece-me uma boa opção!

    ResponderEliminar
  9. Concordo com tudo. Mas também existem copos da meluna sem pega (se bem que a mesma pode se sempre cortar caso necessario). Mas a melhor maneira de escolher a pega no meu ponto de vista é primeiro conhecer bem a altura e posição do cervix. No meu caso como é baixo durante o período todos os meus copos nao podem ter qualquer tipo de pega e consigo retira los com facilidade na mesma. Tudo depende do corpo de cada uma

    ResponderEliminar
  10. Nunca usei, por medo, receio... nem sei! Este post ajudou-me imenso a tirar todas e quaisquer dúvidas que tinha sobre o assunto!
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  11. Quando ouvi falar desses copos pela primeira vez (há muiiitos anos) achei um nojo xD Mas agora confesso que tenho curiosidade em experimentar...

    ResponderEliminar
  12. Nunca usei pois sempre tive um bocadinho de receio mas acho um produto muito conveniente mesmo.

    All We Need Is... | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. Sempre tive curiosidade, mas realmente tenho medo de não o conseguir retirar haha.
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Obrigada pelo teu comentário eu retribuo sempre,
O tempo médio de resposta é 1/2 dias.